Abordagens Psicológicas

Abordagens psicológicas referem-se a diferentes perspectivas teóricas, e métodos utilizados no campo da psicologia para entender os processos mentais.

 A psicologia      behaviorista concentra-se no estudo do comportamento observável e como ele      é moldado por recompensas e punições.

A abordagem psicanalítica de Freud explora o processos inconscientes que influenciam o comportamento humano

A psicanálise de      Sigmund Freud popularizou a interpretação de sonhos como uma ferramenta      para acessar o inconsciente e compreender conflitos psicológicos.

A psicologia      cognitiva investiga como os processos mentais, como o pensamento e a      memória, afetam o comportamento.

A psicologia cognitiva foi influenciada pela revolução da informação dos anos 1950 e 1960, enfatizando a analogia do cérebro, com um computador.

A psicologia      humanista enfatiza o potencial humano, a autorrealização e a busca de      significado na vida.

Carl Rogers, um      pioneiro da psicologia humanista, enfatizou a importância da empatia e da      aceitação incondicional no processo terapêutico.

A psicologia do      desenvolvimento estuda como as pessoas crescem e mudam ao longo da vida,      desde a infância até a velhice.

A psicologia      social explora como as interações sociais e o ambiente influenciam o comportamento      humano.

Curiosidade: A pesquisa de      Solomon Asch sobre conformidade social demonstrou como as pessoas podem      ceder à pressão de grupo, mesmo que isso signifique discordar de sua      própria percepção.

A psicologia da saúde estuda a conexão entre fatores psicológicos, como estresse, e o impacto na saúde física, incluindo o sistema imunológico

Vale lembrar, que existem outras abordagens da Psicologia, mas a ideia aqui, foi mostrar um pouco desse lindo universo da Psico! Esperamos contribuir um pouco mais com esses, e outros conhecimentos!